Notícias

Festival encerra programação com samba e alegria em Olinda 09/11/2015

Domingo foi o último dia do Cena Cumplicidades e o encerramento do evento ocorreu nas ruas de Olinda. A programação dividiu-se entre a Praça do Carmo e o Alto da Sé, com ênfase em atrações regionais de muita energia. Para o público mais aventureiro a diversão ficou por conta da caminhada cultural, uma ação do Festival que uniu atividade física com um passeio por pontos turísticos do sítio histórico da cidade.

A Praça do Carmo recebeu a Caravana Tapioca e o espetáculo Cavaco e sua Pulga Adestrada, num encontro mais voltado para o público infantil e que uniu circo, música, teatro e comédia. Para quem perdeu a apresentação da peça Te Odiero (da companhia espanhola Hurycan) ontem no Alto da Sé, uma nova oportunidade de ver os artistas em cena surgiu nesse domingo, com uma apresentação feita na área do Carmo.

Nesse meio tempo, a caminhada cultural acontecia pelas ruas e ladeiras de Olinda e reuniu um público de cerca de 100 pessoas. Os amigos Letícia, Rodrigo e Alberto (oriundos da Bahia e Sergipe) participaram da ação e disseram ter adorado, pois o momento foi uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura olindense. Quem foi para a caminhada contou com voluntários do curso de Turismo para explicar sobre a história da cidade e com personal trainers da NTEAM que trabalharam vários exercícios físicos com os participantes.

Na parte alta de Olinda a programação foi ainda mais diversificada e iniciou-se às 15h, quando capoeiristas reuniram-se em frente à Igreja da Sé para realizar uma apresentação dessa prática cultural tão presente na sociedade brasileira.

Perto do fim da tarde, o Grupo Engenho de Teatro apresentou a peça Luzia no Caminho das Águas, uma montagem infanto-juvenil com música ao vivo, criada em 2006. O espetáculo atraiu várias pessoas para o espaço em frente à Escola de Samba Preto Velho. Paulo e Fernanda trouxeram os filhos Gabriel e Gabriela para assistir à peça e gostaram bastante da mensagem de amizade transmitida no enredo.

Logo depois da peça teatral, o mesmo espaço foi ocupado por João Paulo Albertim que com mais quatro musicistas apresentou 1h hora de choro em um show intimista com músicas autorais do CD Toca Pernambuco. Paralelo ao show, a Igreja da Misericórdia também reunia um público que aproveitou apresentações de músicas de canto coral.

Encerrando a noite, ocorreu a apresentação de samba de Carlo Gill, uma das atrações que mais reuniram pessoas na Sé. As músicas tradicionais cantadas por Carlo foram acompanhadas por uma banda de três músicos e pelo público bastante empolgado. Charles e Mônica assistiram ao show dançando o tempo inteiro e Sarah, veio da Suíça, curtiu no sábado o show de Sasquaravana e domingo também estava se divertindo com o som do samba na Sé. E foi nesse ritmo que o Cena Cumplicidades despediu-se da cidade e finalizou sua 5ª edição.


Bárbara Valdez

VOLTAR